EDIFICAÇÕES - EPI / PROSUB
É um dos mais completos profissionais que atuam nas diversas áreas da construção civil podendo se envolver em atividades de campo, escritório, ou até mesmo laboratório de análise de solos.
As atividades variam muito dependendo da área de atuação escolhida, porém, sua formação o capacita a atuar juntamente com engenheiros em praticamente todas as etapas de realização de uma obra civil qualquer, sejam elas de casas ou edifícios, quanto de pontes, usinas, ou estradas, e vai desde o planejamento, elaborando projetos e plantas, fazendo levantamentos topográficos, estimativas de custos, quanto atuando efetivamente na execução desses projetos, fazendo a leitura e interpretação das plantas e coordenando a equipe, na aplicação das técnicas e materiais específicos para sua realização da obra.
O Técnico em Edificações está capacitado para atuar com competência tanto na área de conhecimento técnico específico, aplicando as normas técnicas de cada atividades e conhecendo os materiais adequados a cada trabalho, mas também no tocante a situações que envolvem relações interpessoais e aplicação de medidas de controle e proteção ambiental e à segurança do trabalho.
ATRIBUIÇÕES
Área de planejamento
Realiza estudos no local de realização das obras, fazendo as medições, levantamento topográfico, coletando e analisando amostras de solo, executando os ensaios em laboratório e elaborando relatórios técnicos, visando obter dados para auxiliar a execução dos cálculos estruturais, a elaboração das plantas e projetos e a adoção de técnicas adequadas a realização das obras.
Juntamente com engenheiros pode elaborar plantas e projetos arquitetônicos, projetos de estrutura de concreto, projetos de estrutura metálica, projetos de instalações hidrossanitárias, projetos de instalações de prevenção e combate a incêndios, projetos de instalações elétricas prediais, projetos de instalações de ar condicionado, conhecendo e seguindo normas e especificações técnicas de cada projeto.
Participa da definição dos métodos e técnicas construtivas.
Pode atuar na legalização dos projetos e obras junto aos órgãos competentes e na execução de estimativas de custos.
Execução de projetos
Tem participação ativa no desenvolver de uma obra, fazendo a interpretação dos projetos e coordenando as equipes para a sua realização, seguindo as técnicas específicas de execução, de segurança e de qualidade, em praticamente todas as etapas da obra, desde a locação no terreno, construção da base e estrutura, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas até ao acabamento.
CONDIÇÕES E LOCAIS DE TRABALHO
Técnicos em edificações trabalham tanto no escritório, quanto em campo.
Este profissional pode trabalha na construção civil, ou em indústrias de materiais de construção, tanto na fabricação quanto venda de materiais. Podem, também, trabalhar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, planejamento, orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras, ou mesmo por conta própria, elaborando projetos, ou prestando consultoria.
CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
A atuação em cargos superiores dependerá de fatores como perfil pessoal e conhecimento técnico da área de atuação. Profissionais que tem como perfil pessoal a capacidade de liderança, criatividade, flexibilidade, capacidade de trabalho em equipe e um bom currículo constando inglês, conhecimento de informática dominando softwares específicos da área, geralmente ocupam melhores cargos e tem salários mais altos.
QUALIFICAÇÃO REQUERIDA
Para qualificar-se é necessário o diploma do curso Técnico em Edificações após o ensino médio e o estágio obrigatório profissionalizante determinado pela escola.
0 comentários:
Postar um comentário