quinta-feira, 7 de março de 2013

TÉCNICO EM MINERAÇÃO - EPI / PROSUB


MINERAÇÃO - EPI / PROSUB


É um dos mais completos profissionais que atuam nas mais diversas áreas da mineração, podendo se envolver em atividades de campo, escritório, laboratório de análise ou de processos industriais.
Essas atividades variam muito dependendo da área de atuação escolhida, porém, sua formação o capacita a atuar juntamente com geólogos e engenheiros em praticamente todos os processos realizados na operação de uma mina, que vai desde a pesquisa e planejamento de lavra até o beneficiamento minerário, além de poder atuar também, em investigações e estudos científicos, gemologia, geotecnia e na aplicação de técnicas de recuperação ambiental de áreas mineradas.
O Técnico em Mineração está capacitado para atuar com competência tanto na área de conhecimento técnico específico, aplicando as normas técnicas de cada atividades, mas também no tocante a situações que envolvem relações interpessoais e aplicação de medidas de controle e proteção ambiental e à segurança do trabalho.

ATRIBUIÇÕES POR ÁREA

Área de pesquisa
Na área de pesquisa atua na coleta de informações geológicas para identificação dos locais para prospecção, realiza trabalhos em campo e em laboratórios físicos e químicos, auxilia a execução do mapeamento geológico por meios computacionais, bússolas, GPS e fotografias aéreas, supervisiona as operações de sondagem, coleta, identifica e caracteriza amostras de minerais e rochas, e processa dados de prospecção.

Área de Lavra
Está apto a auxiliar no controle e planejamento da lavra utilizando softwares aplicados à geologia e à engenharia, identificando os melhores locais e os melhores meios para a extração do minério, considerando custos, qualidade da matéria-prima, tempo e meio ambiente, bem como é o principal profissional que atua direta e efetivamente, fiscalizando e coordenando todas as operações de retirada do minério, como perfuração, carregamento e transporte do material e desmonte de rocha, também coordenando e até mesmo elaborando o plano de fogo.


Área de Beneficiamento
Esse profissional está à frente também das atividades de beneficiamento e tratamento dos minérios, que é basicamente classificar e separar os elementos retirados das jazidas que se encontram misturados em seu estado natural. O técnico pode definir e supervisionar todos os processos envolvidos, como britagem, moagem e concentração de minérios, analisar a qualidade e quantidade dos produtos, seus aspectos químicos, físicos e mineralógicos, isso tudo visando preparar o mineral para seu uso na indústria,

Gemologia, o estudo das pedras, e lapidação:
Pode identificar, avaliar e comercializar pedras preciosas e semipreciosas em estado bruto, executa a lapidação utilizando as técnicas adequadas, coordena laboratórios de gemologia e oficinas de lapidação.

Área de geotecnologia:
Atua no controle e monitoramento de riscos geológicos no solo e subsolo – erosão, alagamento, desabamento, rachaduras, participa de projetos de perfuração e complementação de poços, auxilia a elaboração e execução de projetos de controle e melhoramento do meio ambiente, identifica impactos ambientais de obras e ocupação do solo e aplicar técnicas para recuperação e monitoramento de áreas degradadas.

CONDIÇÕES E LOCAIS DE TRABALHO

Técnicos em mineração trabalham tanto no escritório, laboratórios e usinas de beneficiamento bem como frequentemente executando trabalhos de campo. Isso faz com que as condições variam de área pra área.
Este profissional pode atuar em empresas de extração de minérios, petróleo, pedras preciosas, rochas ornamentais, órgãos governamentais e ambientais, empresas de equipamentos de mineração, centros de pesquisa em mineração, ou ainda prestando consultoria.

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS

A atuação em cargos superiores dependerá de fatores como perfil pessoal e conhecimento técnico da área de atuação. Profissionais que tem como perfil pessoal a capacidade de liderança, criatividade, flexibilidade, capacidade de trabalho em equipe e um bom currículo constando inglês, informática geralmente ocupam melhores cargos e tem salários mais altos.

QUALIFICAÇÃO REQUERIDO

Para qualificar-se é necessário o diploma do curso Técnico de Mineração após o ensino médio e o estágio obrigatório profissionalizante determinado pela escola.

2 comentários: